segunda-feira, 13 de junho de 2011

Greve: Nosso objetivo é claro

O amigo Danilo Félix da PRM-Campina Grande enviou o texto abaixo para todo o Brasil. Acredito ser de relevância para o nosso movimento grevista. Com a devida autorização do mesmo segue o texto abaixo. Obrigado Danilo!

"Colegas servidores,

Ontem questionou-se bastante a objetividade da nossa greve, vamos refletir um pouco acerca do tema.

Qual o objetivo principal da greve? AUMENTO, não tenho dúvidas e acredito que seja unanimidade esse ponto.

Objetivo específico: Como se chegar a tal aumento? A resposta a essa pergunta já não é tão direta, embora seja clara, simples e objetiva. Vamos explicar.

Repassei a todos os colegas um e-mail do Dr. Lauro Cardoso, Secretário-Geral do MPU, no qual informa que não se deve atribuir exclusivamente a administração ou sucesso ou insucesso da remuneração dos servidores, explicando que:

"Ano passado, houve tentativa do MPOG (Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão) em adotar subsídios e eventualmente parcelar, o que atende a pretensão de mais de 80% dos servidores. OS SINDICATOS NÃO CONCORDARAM NAQUELE MOMENTO."

e prossegue

"Apostaram que esse ano seria mais fácil a negociação para manter o plano como está (PL Original). NÃO DEU CERTO. Pressionados os sindicatos, apontam agora para a administração para aprovação dos projetos. TOTALMENTE INÚTIL A GREVE se o objetivo é fazer com que o PGR ou o SG se empenhem". Por que? Por que o governo já disse que não vai aprovar o PL da forma que se encontra e o Sr. POLICARPO tanto quer. Quem não se lembra das palavras do Ministro Paulo Bernado que o aumento era DELIRANTE. VOCÊS SE LEMBRAM QUANDO GILMAR MENDES DISSE A POLICARPO "NÃO PENSE QUE VOU ALAVANCAR SUA CANDIDATURA, O SENHOR ENTROU NUMA AVENTURA, SAIBA SAIR DELA, POIS CASO CONTRÁRIO NEM NA MINHA ADMINISTRAÇÃO NEM NA DE PELUSO, SERÁ APROVADO O REAJUSTE.
 
Veja como está clara a situação: O PGR E PELUSO NÃO TEM CULPA PELO INSUCESSO DO NOSSO AUMENTO, VEZ QUE FORAM OS SINDICATOS (SINDJUS-DF E FENAJUFE) QUE RECUSARAM AO INSISTIREM NO PL ATUAL.

Está muito claro que o nosso aumento não saiu e NUNCA VAI SAIR, SENDO A GREVE INÚTIL SE DEFENDERMOS O PL ATUAL, FOI ISSO QUE O SG DISSE CLARAMENTE.

OS SINDICALISTAS DEMORARAM, MAS PERCEBERAM ISSO agora, tanto que POLICÁRPIO ABANDONOU O PL ATUAL(aumento no vb) E ESTÁ PEDINDO AUMENTO NA GAJ/GAMPU em 155% COM REDUÇÃO DAS Fcs EM 50%. veja mais NO BOLETIM DO SINDJUS ANEXO.
GRAÇAS A POLICARPO E AO SINDJUS-DF E FENAJUFE QUE ESTAMOS SEM REAJUSTE DESDE 2009.

PARA REFRESCAR A MEMÓRIA DOS COLEGAS GILMAR MENDES OFERECEU UMA PROPOSTA COM AUMENTO DE 15% NO VENCIMENTO BÁSICO, GAJ/GAMPU DE 135%, ACRESCIDOS DE 35% DE GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO PARA OS TÉCNICOS E ANALISTAS INTERNOS, OU SEJA GAS PARA TODO MUNDO. SABE O QUE POLICARPO FEZ? RECUSOU A PROPOSTA, ARGUMENTO QUE GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO ERA UMA ARMA CONTRA OS SERVIDORES, QUE FICARIA NA MÃO DA ADMINISTRAÇÃO E PREFERIU O PL ATUAL.

AGORA ELE VEM PEDIR 155% NA GAMPU, QUANDO RECUSOU PROPOSTA BEM MELHOR COM 185% DE REFLEXO NO VENCIMENTO PARA PAGAMENTO EM 2009 NA ÉPOCA DOS GORDOS AUMENTOS DA ERA LULA. É MUITA INCOERÊNCIA PARA NÃO DIZER IRRESPONSABILIDADE.

SE POLICARPO RECUSOU TAL PROPOSTA COM 185% EM 2009, COMO VEM PROPOR 155% PARA 2012 E PARCELADO. É QUERER CHAMAR OS SERVIDORES DE IDIOTAS.

ASSIM OU SUBSÍDIO OU PROPOSTA COM VALORES IGUAIS OU MELHORES QUE O SUBSÍDIO.

Estão lembrados do que Gilmar Mendes falou quando o sindicato recusou a proposta acima: O SENHOR ENTROU NUMA AVENTURA, SAIBA SAIR DELA, POIS CASO CONTRÁRIO NEM NA MINHA ADMINISTRAÇÃO NEM NA DE PELUSO, SERÁ APROVADO O REAJUSTE.

Colegas não vamos esquecer que só temos até 31 de agosto para aprovar o plano, pois caso contrário aumento só em 2013. Pensem que temos um pouco mais de um mês para aprovar (julho é recesso em BSB), caso contrário vamos correr o risco de passar 10 anos sem aumento, ou estão esquecendo do PL 549 que congela o reajuste por 10 anos.

Assim, para quem concorda que ficar até 2023 sem reajuste não é problema algum, nossa greve É INTEIRAMENTE SEM OBJETIVO E INÚTIL.

O GOVERNO ESTÁ OFERECENDO SUBSÍDIO, VAMOS RECUSAR E MANTER O PL ATUAL E FICARMOS 13 ANOS SEM AUMENTO?

O SECRETÁRIO GERAL DO MPU JÁ AVISOU, GILMAR MENDES JÁ AVISOU, VAMOS INSISTIR?

Assim, respondendo o objetivo específico da nossa Greve é que Roberto Gugel, desatrele o nosso PL do Judiciário e apresente IMEDIATAMENTE um substitutivo ao PL atual, adotando preferencialmente o subsídio ou proposta que eleve a GAMPU tornando a remuneração igual ao subsídio, que atende a vontade de 80% dos servidores, como informado pelo Secretário Geral. "

7 comentários:

  1. Perfeita a colocação.

    ResponderExcluir
  2. vamos a luta e brigar pela implantação do subsidio já!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem que ver até que ponto isso é verdade... o SG já disse inúmeras coisas para os servidores e/ou seus colegas e na hora H mudou de opinião. Ao meu ver, o principal objetivo dele é acabar com a greve. Eu, pessoalmente, sou a favor do subsídio, mas na conjuntura atual, o que vier é lucro - eu quero é reajuste!!! Na verdade, temos que pressionar também o relator no nosso PL; ele está muito inerte...

    Enquanto isso, seja pra inglês ver ou não, o Policrápula está se movimentando. Temos que exigir o mesmo do relator do projeto MPU.

    A greve tem que continuar!!!

    ResponderExcluir
  4. Faço minha as palavras do André Thiago. Aqui na PGR o vice-SG já demitiu segurança, cortou ponto e fica enrolando para marcar reunião com o Gurgel. Estamos resistindo da melhor maneira possível. Mas não acho que haja boa fé do outro lado.
    http://justicamiope.blogspot.com/2011/06/boletim-n-15-resumo-do-dia.html

    ResponderExcluir
  5. Para a seção sindical do DF do Sinasempu, o objetivo não é tão claro assim: http://sinasempudf.blogspot.com/2011/06/nota-de-esclarecimento.html

    ResponderExcluir
  6. ANTES QUE EU DIGA: "EU JÁ SABIA"

    VÃO ALGUNS PONTOS PARA CONSIDERAÇÃO:
    1. Não houve discussão suficiente na base sobre forma de remuneração. PROVA: Não existe nenhuma proposta de subsídio do MPU como resultado de DISCUSSÃO SÉRIA.

    2. As carreiras dificilmente serão desatreladas. Isso decorre da similaridade do serviço e da interação intensa entre MPU e PJF (Poder Judiciário Federal). Se ocorrer desatrelamento, é para que saiamos perdendo.

    3. A categoria do Judiciário já decidiu sua forma de remuneração e NÃO é subsídio. A decisão foi através de reuniões CARA A CARA (as chamadas plenárias) onde a CPS (Comissão Pró Subsídio) tentou e não conseguiu IMPLANTAR a sua VONTADE.

    4. No SINASEMPU não houve DISCUSSÃO. Apenas enquete eletrônica(altamente questionável) onde menos de 20% votou (PROVAVELMENTE a maioria subsidiano do judiciario. Não houve lista de votantes para conferência). Não se sabe quem votou e no que votou. Serviu apenas para validar o que a DENIN (Diretoria Executiva Nascional Interina) do SINASEMPU já havia combinado com a CPS para tentar emplacar no MPU o que não foi conseguido no Judiciário.

    5. Resta esperar o que o Dep. Policarpo possa conseguir. Que não é o PL original e nem o subsídio.

    ResponderExcluir