terça-feira, 14 de junho de 2011

Desabafo

Desabafo de um servidor anônimo.


Caros colegas servidores do MPU.

Estamos vivendo momentos difíceis, momentos incertos e cheios de temor. Tememos a mesmice, tememos a indiferença, tememos a ausência de cumplicidade, tememos o absurdo do não apoio, tememos muitas coisas. Mas acredito que o que realmente mais incomoda é a indiferença.

Indiferença por parte dos nossos gestores, o PGR, o SG. Indifirença por parte dos nossos chefes, nossos colegas de trabalho. Independente da forma remuneratória acredito que seja unanimidade a vontade de todos de receberem aumento salarial e se sentirem mais valorizados pelo trabalho que executam.

Não nos enganemos, nossa luta é fomentada pelos "baixos" salários, acho que ninguém duvida disso. Para estar certo pergunte para o colega de trabalho ao seu lado se ele prefere ganhar o dobro do que ganha hoje, mas permancer no vazio da desvalorização ou se prefere ser valorizado e continuar ganhando o mesmo de hoje. 90% responderá que prefere o aumento salarial.

Entretanto deixo aqui a minha posição, faço parte dos 90%. Penso que ao longo desses tantos anos de trabalho para o MPU acostumei-me com a desvalorização, com o não reconhecimento. A valorização de que preciso para continuar sendo o melhor servidor público que tento é a gratidão das pessoas que consigo melhorar o trabalho. É muito bom ver o rosto de satisfação do servidor que gastava 2 horas para fazer uma determinada tarefa e agora gasta 20 minutos. Satisfação por alguém ter se importado com o dia a dia dele, com o trabalho que ele tinha, com as repetições desnecessárias. Satisfação por ser notado, por saber que, a partir daquele momento, alguém se importará com ele.

Ao longo desses anos tenho feito dessa satisfação alheia minha força motriz, meu alimento diária, minha proteção contra a indecência e o comodismo que sempre nos bate à porta, tentando nos subjugar a seres humanos medíocres, satisfeitos com o nada, imunes à críticas construtivas e sem visão de mundo. No jardim da minha casa há uma árvore frondosa, escolhida por um casal de pardais para ser o seu lar. Me impressiono todas as manhãs como a fêmea não se contenta com o ninho, que aos meus olhos parece sempre perfeito. Ela sempre encontra uma forma de melhorá-lo. Lição incrível. Todos os dias me pergunto como podemos nos tornar acomodados se um ser tão pequeno quanto aquele busca a perfeição todos os dias.

Desculpem a prolixidade, gostaria de compartilhar com todos vocês o sentimento de tristeza que se abatem em alguns de nós ao ver a falta de união da nossa categoria. Somos seres humanos, devíamos nos ver como tais e nos sensibilizarmos com a condição de trabalho de servidores de todo o país. Alguém já se perguntou quanto cada um tem que "aguentar" do seu chefe ou do "mala-sem-alça" do seu lado para continuar fazendo o seu trabalho?

Pensem nisso, valorizem o esforço coletivo que está sendo feito, apoiem, divulguem, auxiliem como puderem. Não se contentem com o que sua unidade está fazendo, mobilize-se para atingir outras unidades, façamos acontecer!

8 comentários:

  1. O PGR recebeu a comissão de servidores aqui na PRR3, não sei de todos os detalhes ainda, mas parece que foi produtiva a reunião! Aguardem que mais tarde passaram os detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Caro colega,
    concordo contigo, sinto o mesmo que vc aqui na minha PRM. A minha força de vontade de vir pro trabalho são os meus colegas, a quem tendo contribuir todo dia pra melhorar o trabalho e o ambiente de trabalho de todos nós. PRMSM

    ResponderExcluir
  3. Galera, viram o último Ofício do Sr. Lauro Pinto? Vamos nos calar diante de tanto autoritarismo?

    Carlos Eduardo,

    Como faço para entrar em contato com quem está editando o Blog?

    ResponderExcluir
  4. Para entrar em contato com a edição do blog escrever para grevempu2011@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. não vi este ofício, publica por aqui

    ResponderExcluir
  6. quarta-feira (15)

    - A partir das 10h - Mobilização na Câmara dos Deputados, na sessão da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde tramita o PL 6697/09, o novo PCS dos servidores do MPU.
    Fonte: site da sinasempu

    todos lá amanhã!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Um certo Sr. Valorização posta no pcsja.forumeiros.com a seguinte mensagem:

    "O PGR se reuniu com servidores hoje na PRR3! Recebeu um documento que solicita do PGR ações mais contundentes e negociação do corte de ponto! Ele disse a nós que o Governo tem medo de dar aumento para nós e PJU e depois abrir a porteira para outras carreiras! Ele disse que fará o possível e disse para nos MOBILIZAR!!! Na minha modesta opinião, ele quis dizer que fará a parte dele e para continuarmos em greve, para dar respaldo às suas reivindicações perante o Executivo!!!"


    Acho que ele tirou o dele da reta dizendo que está se mexendo, mentira, pois se assim fosse pelo menos teria recebido os servidores aqui na PGR.

    Mentira maior ele falar que devemos nos MOBILIZAR, uma vez que as ações da Administração é de corte sumário de ponto e de extrema truculência no trato com os servidores.

    A Administração não permitiu nem a compensação de horas, o que é extremamente necessário para se colocar o serviço em dia.

    No dia 13 teve um CORNETAÇO na PGR e quem pagou o pato foi um segurança terceirizado que foi demitido por não ter impedido que os mais de 100 manifestantes entrassem na área externa da PGR.

    Isso é uma atitude de uma Administração que quer a nossa mobilização?

    ResponderExcluir
  8. Confirmo o que foi relatada na PGR. O ultimo oficio visa impedir a compensação até mesmo do horário de partitipação na manifestação.

    Somos chefiados por covardes e mentirosos

    ResponderExcluir