quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Calça Comprida

Texto de um dos colaboradores.


Quando eu era pequeno usava bermudinha e shortinho como tantas outras milhares de crianças. Lembro o dia em que todo empolgado minha mãe disse que iria “fazer”, isso mesmo! Fazer uma calça comprida pra mim.

Lembro como se fosse hoje o dia em que a vesti e o primeiro comentário de quem me viu: “Parece um hominho!” Homens com calças compridas ainda eram um referencial de postura séria, forte e de hombridade.

Diante desta greve, a qual está permeada de recados e gritos de descontentamento dos servidores para com a omissa e deficiente administração, vejo uma mais uma vez nesta que, qual ditadura militar, procura a mão forte do autoritarismo cego para silenciar o grito dos seus erros e incompetência, pois mesmo ante a ilegalidade de um ato o transmite como se legítimo o fosse (o corte do ponto), para satisfazer a caprichos em nome de uma seriedade e austeridade promíscua e confusa, do gerenciamento dos recursos humanos. Promíscua porque atende a caprichos, e confusa porque não sabe o que está a gerenciar. Gerenciamento por vaidade, aguçada por uma assessoria descomprometida com a entidade, mas abraçada por um chefe que, até acredito que queira fazer o que é correto, mas não o faz. Que nome dou a isso?

Vejo servidores dando parte de suas vidas e outros se alimentando delas. Covardia é um princípio. A história nos remete às vitórias de soldados, mas com títulos de vitória aos generais. A liberdade adquirida foi vivida pelos filhos, pelas famílias, por pessoas por quem os soldados lutaram e não por desconhecidos, havia identidade. Esta greve não é uma greve de instituição, é de pessoas. Temos um “quem” pelo qual lutar. De pessoas que cansaram de acreditar e esperar, por pessoas que cansaram de ver a apatia e covardia de uma administração que se curva ao silêncio, ou as atitudes nefastas de outros para, também, cortarem a carne dos seus, mas quando é para dar dignidade e reconhecimento, se escondem atrás do argumento de impotência ou inexistência de recursos. Que outros lutem, que outros façam. Fracos sois.

Senhores, servidores covardes e apáticos, e administração do MPU, ou mudam a postura ou mudem de emprego, pois o setor público não precisa de pessoas com este perfil.

Valorização de uma classe, passa pela remuneração e consciência de valor individual de trabalhador público. Identidade, passa por autonomia de procedimento, e não o aguardar de decisões corretas por outros. Esta Casa deveria ser sinônimo de justiça e simbolo de uma administração de ponta, em todos os aspectos, inclusive de RH, mas está se tornando a cada dia uma Casa de vaidades, com servidores servis e não profissionais, e a institucionalização de uma gerencia despreparada, está sendo chamada de eficiente. Como os conceitos mudaram!

Calças compridas ainda se fazem hoje, mas quem é que pode usar?

11 comentários:

  1. É foda mesmo!!! Quem não aderiu a greve é covarde e apático?? kkkkkkkkk.. os insatisfeitos é quem devem sair! Já dizia o velho ditado!!! Nessa história toda quem esta insatisfeito?? cada um faz o que quer!!! Não é admissível agredir com palavras quem não quer abarçar a causa!!! Quem esta insatisfeito é que deve sair!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Na mosca! Quem se omite é covarde,SIM!

    ResponderExcluir
  3. Abraçar a causa você não quer, mas receber aumento à custa do sacrifício do outro... com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. A ainda aparece um covarde anônimo querendo se justificar!!!

    ResponderExcluir
  5. A participação no movimento é obirgatória??? É isso?? caso contrário, quem não aderir será taxado de covarde??? Na base da agressão... vocês vão perder a razão!! usem argumentos para convenser os demais colegas, mas sem ofensas. Isso só mancha o movimento.

    ResponderExcluir
  6. ConvenSer? Aff... é, esse tá ganhando muito mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Há vários que não aderem e por inúmeros motivos. Este texto vem ressaltar, no meu ver, a inércia por covardia... Mas "apáticos" é o adjetivo que cabe a todos que não aderiram, pq no mínimo poderiam ser "simpáticos" com a causa (aumento salarial); a qual vem beneficiar a todos.

    ResponderExcluir
  8. P/ Anônimo das 13:55

    Você é o maior covarde de todos, isso é fato.
    Por mais que você não esteja insatisfeito.. a maioria está, e parece que você se acha o centro das atenções, o(a) bacana, o(a) bonito(a) do pedaço.
    Covardia também é não apoiar seus colegas de trabalho.
    Seria bom todos chegarmos em casa com o peito cheio de orgulho por ter pensado nos nossos dependentes e dizer : - HOJE EU FIZ A DIFERENÇA.
    Você não precisa de nós, mas tenha certeza que todos nós precisamos da tua colaboração, essa mesmo que negas.
    Uma certeza eu tenho agora.
    VOCÊ É UM(A) COVARDE DE MARCA MAIOR !!!.

    Servidor da PRPB

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao grevistas... Vcs são massa de manobra para a diretoria do SINASEMPU/Comissão Pró Subsídio tentar impor o subsídio no MPU(Já q não conseguiram no Judiciário)... NÃO var dar certo!

    O PGR não enviará projeto de subsídio não discutido no MPU e que não passa na Justiça(servidores)!

    ResponderExcluir
  10. Autor do texto,
    Você ACERTOU NA MOSCA! Parabéns....

    Último Anônimo (de 16 de junho de 2011 18:16),
    Não vale a pena nem te responder. A julgar pelo seu comentário você não está "por dentro" do que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  11. Já que não estou "por dentro" afirme que

    1. O PGR ENVIOU SUBSTITUTIVO DE SUBSÍDIO AO CN
    2. O SINASEMPU DISCUTIU COM A CATEGORIA O SUBSÍDIO QUE ATÉ EXISTE "PROPOSTA DE SUBSÍDIO DO SINASEMPU!

    realmente é verdade!

    ResponderExcluir